terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O público e o privado.


Hoje fui ao banco, aliás, dois bancos, caixa eletrônico, para eu fazer o serviço que pago para o banco fazer, mas tudo bem, fui eu ao banco, para variar, época de pagamento, dezembro, lotado era uma palavra inapropriada. Tinha fila para entrar no banco, na porta giratória, e eu pacientemente, esperando uns sairem, outros entrarem, numa fila meio improvisada. Daí sai de trás de mim uma senhora e na maior cara de pau, como se eu não estivesse lá, passa na minha frente. Ao meu lado, quase me derrubando, um homem vai com tudo. Segundos depois, na fila atrás deles, descobri que eram casados, e ainda ela diz pra ele "fica enrolando lá fora" mesmo que tinha uma fila. Não obstante, esperando do lado de dentro, na fila única, para usar o caixa, e o pessoal lá da frente, não vê os caixas vagos no fundo, daí, nem olham, nem ficam atentos para darmos sinais, daí o cara na frente (aquele da porta) teve a indelicadeza, de passar por debaixo da grade e cortar a fila pra todo mundo, nessa, eu falando alto pro pessoal da frente que tinha vagados dois (agora um) caixa e a mulher ainda olhou feio porque eu "chamei a atenção dela", daí disse, e o pessoal já tá cortando fila... daí ouvi o cidadão grosseiramente dizer pra esposa dele: "não devo nada para ela.."... com certeza, não deve para mim, não tenho credores tão imbecis, porque não empresto dinheiro e nem emprestaria para um cidadão assim... mas vá lá... grosso, folgado e respondão... é muito desaforo para um dia quente como esse de hoje...
O que ainda não ensinaram para as pessoas é que elas vivem em sociedade e que vivem convivendo com outros, existe algo que se chama respeito, existe algo que se chama público e algo que se chama privado, o direito privado do cidadão, esbarra no direito público da sociedade e é preciso seguir regras, para que pessoas como essa de hoje, como prédios em construção que depositam seus entulhos e fecham calçadas, lanchonetes que se apropriam da calçada pública para disporem suas mesas, estacionar suas motos e carros... de fato, estamos vivendo numa crise, que não é ambiental, mas forçosamente, uma crise ética, de valores, onde a minha pressa, o meu tempo, o MEU é mais importante e mais urgente que o "EU" dos outros... assim fica difícil... tô de saco cheio!

Nenhum comentário: