terça-feira, 9 de outubro de 2012

Brasil, terra de contrastes...



Sábado estive em São Paulo, grande centro econômico e social do país, da América Latina e do mundo... estranho, estávamos indo para a Bolsa de Valores, onde as grandes empresas e destinos são decididos dentro de painéis eletrônicos. Passamos ali pelo grande centro e encontramos um grupo de homens sujos e meio fora de si, acendendo um cachimbo de crack. As pessoas vivendo ou sobrevivendo, como se possa dizer, como sacos de lixo jogados em cantos. Sacos de lixo fedidos, que às vezes se rompem e incomodam, que às vezes, para se encher de seus lixos, precisam roubar, para se drogar mesmo, para poder se manter como sacos de lixos, ali, sem incomodar ninguém. Incrível como as pessoas, pois são pessoas, estão naquela situação, uma situação entorpecente aos olhos de quem se importa. Eles já são invisíveis e incômodos sacos de lixo e é assim que a sociedade quer que eles permaneçam, imóveis e invisíveis.
Fico me perguntando como conseguem existir ali, no meio da rua, permanecerem de pé, mesmo que o de pé seja simplesmente cambaleando e procurando alguma maneira de se manter alheio àquela estúpida realidade.
Ignorar aquelas pessoas é como reconhecer que elas são apenas um estorvo para a sociedade e que sociedade é essa que não reconhece seus pares, que se preocupa só com o individual e esquece que somente com o coletivo que se faz força e presença. Que sociedade é essa que está se esbaldando e se divertindo com seu novo poder de consumo e o quanto isso lhe é suficiente para lhe distrair do básico e do direito de igualdade e justiça para todos. Essa sociedade consumista que nos está sendo oferecida em 12, 36 vezes sem juros, está desmoronando no hemisfério norte e estamos seguindo seus rastros e nos divertindo com suas migalhas, enquanto os ratos vão comendo as bordas do lixo que os brasileiros estão deixando cair de seus fartos pratos.... um número crescente diria, mas ao mesmo tempo, um número extremamente e estonteantemente grande ainda fica de fora dessa grande ceia, onde suas próprias vísceras estão sendo servidas.
Foto fonte: http://www.mundofotografico.com.br/concursos/concursosantigos/23.jpg

Nenhum comentário: