terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Haja vista, mulheres objetos também pensam!

Objetos de quem e para que? Mais incrédulo é a mulher que se submete a tal coisa, ser um objeto. Há muito já observava a questão e depois de ler um artigo de Ligia Martins de Almeida, obriguei-me a sentar e a escrever sobre o assunto: Mulheres e cerveja.
Cerveja definitivamente não é a melhor coisa do mundo, não mata a sede, só mata a vontade de beber cerveja, ou de ser aceito no meio social de alguns grupos. Ela é amarga e aqui no Brasil, um país quente, deve ser consumida muito gelada. Nos países frios, onde ela foi criada, tem um paladar muito diferente do nosso, ela é consumida em temperatura ambiente e com outro teor alcoólico. Então o que fez com que verão fosse “emblema” de cerveja e de mulher seminua? Os publicitários. Há de se dizer: machistas!
Foi-se o tempo em que somente homem bebia cerveja, o número de mulheres que bebem aumentou enormemente nos últimos anos, mas a questão em foco é porque os comerciais de cerveja são direcionados aos homens? Porque a figura da imagem de uma mulher seminua pode vender algo (não só cerveja, mas carro etc. e tal)?
Pergunto-me sobre a capacidade de um homem refletir realmente se ele se juntar em roda com os amigos, rir alto, mexer com todas as garotas em volta e beber muito ele irá conseguir um belo exemplar de mulher “perfeita” para ele? Será que os publicitários pararam pra pensar que nenhuma pessoa gosta de ter um bêbado, ou que seja um bafo de álcool, dizendo estupidez e obscenidades ao lado? Qual mulher, não considerando uma profissional do sexo, estaria disposta a estar do lado de um cara que só a quer pelo troféu que ela representaria para os amigos dele, numa questão de disputa de poder? Isso é uma afronta à inteligência das mulheres e dos homens também.
O comercial de um “mestre” barrigudo, típico bebedor de cerveja, com uma capacidade mental extremamente titubeante e questionável, chamar uma mulher de burra, dizendo para ela perdoar a suposta traição do marido, ou de um rapaz certinho, tímido, que há de curar sua timidez bebendo um pouco. Ou o nome de uma marca de cerveja deliberadamente associada ao verão, fazendo até propaganda de tempo ensolarado em site de previsão do tempo. Ou então a pérola do rapaz indeciso se escolhe a cerveja ou a garçonete, qual “boa” ele vai querer? É só escolher e levar?
A astúcia de tais profissionais é tão limitada assim? Comercial de cigarro foi proibido, porque será que os de bebidas alcoólicas incitando o consumo (grande causador de acidentes automobilísticos no Brasil, mas isso não é de grande preocupação, se der prisão é homicídio culposo, a pena é muito branda, e indenização, o que é isso, na justiça brasileira) não são? Será que a propaganda de cerveja não é proibida porque são as que mais colaboram para encher os cofres dos grupos da mídia nacional?
Balela!!! Nosso machismo é cultural e vem de berço, até de mulheres machistas! De pais inconseqüentes. De pessoas com baixo discernimento intelectual.
Mas admitir que seja natural, cerveja estar relacionado com mulher objeto, isso é inadmissível.

To de saco cheio e de olho grande!

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