sexta-feira, 8 de abril de 2011

Assim falava Zaratustra...

"Por que és tão duro? - perguntou um dia o carvão ao diamante - Não somos parentes chegados?
Por que tão moles? Ó meus irmãos - retrucou o diamante - eis a pergunta que vos faço. Pois não são meus irmãos?
Por que são tão moles, tão brandos, tão indolentes? Por que existe tanta negação, tanta renúncia nos vossos corações? Tão pouca fatalidade nos vossos olhares?
E se não quereis ser fatalidade e destino inexorável, como podereis ser um dia vencedores, como eu?
E se a vossa dureza se recusa a cintililar, a cortar a talhar, como podereis ser um dia criadores, como eu?
Porque os criadores são duros, e é preciso que sintais a felicidade de imprimir a vossa mão sobre os milênios como sobre cera, a felicidade de gravar a vossa marca no querer dos milênios como num metal semelhante ao bronze - mais duro que o bronze, mais nobre que o bronze. O metal mais nobre é também o mais duro.
Eis a tábua nova que ponho agora sobre vossas cabeças, ó meus irmãos: tornai-vos duros"
Assim Falava Zaratustra - Nietzsch

Nenhum comentário: