terça-feira, 5 de abril de 2011

Mais um dia indignada....


 
Estava eu, na delegacia de policia ao lado de casa, pela terceira vez na tentativa de fazer um B.O. sobre estelionato, uma empresa na internet que deu o golpe no Brasil inteiro, e me pego na seguinte situação. No primeiro dia fui e o escrivão estava em horário de almoço, pensava eu que serviços como esse deveriam ter plantão, voltei mais tarde... esperando 40 minutos um outro B.O. sendo feito e o escrivão me diz que o sistema tinha caído, que voltasse no outro dia 9 da manhã, como tinha de trabalhar, fiz isso... voltei hoje, uma pessoa fazendo B.O. de assalto, levaram o carro em pleno centro da cidade, à luz do sol quente e uma outra mulher, proprietária de uma loja de roupas, que pela segunda, terceira vez, os fregueses (os bandidos) assaltavam sua loja.... e eu lá, em pé, esperando pacientemente (isso é mentira) mas precisava fazer o B.O. e não queria voltar mais outra vez... o escrivão falando que não tinha viatura na cidade, somente uma e que ficava no centro da cidade, não faziam ocorrências. No dia anterior, ele falando para o senhor que fazia um B.O. também de estelionato, que era o 6° do dia... e que não adiantava nada, porque num país onde todo mundo ficava impune... isso me deu um arrepio na coluna... o próprio policial onde se encaminham investigações falando isso... pra onde a gente corre... ai ai...
Pior nem foi isso, a demora, a indignação, o mau estar... pior era que o policial fumava a cada B.O. que ele fazia... foram 4 que presenciei... mas ele não saia para fumar... ele fumava na sala da recepção, onde trabalhava... peraí, fiquei pensando, se a gente chama a policia com a lei do fumo em locais fechados e o próprio policial fazia isso na cara de todo mundo... pra onde eu recorro... pra Deus?!? Mas Deus não ia descer para autuar aquele senhor.... afff..... O celular dele tocava o tempo inteiro... era os filhos, o neto... fiquei pensando... funcionário público, tranqüilo, policial... vai temer a quem.. quem vai reclamar da conduta dele... e fiquei pensando em mim... o quanto de humilhação já senti trabalhando na iniciativa privada... mas mesmo hoje que sou funcionaria publica, sinto a mesma resignação, tenho medo de ser “folgada” como vejo a maioria dos servidores públicos sendo... mal educados... em cima de um pedestal, inatingíveis... e os impostos, cada vez doem mais no bolso... daí ele (o policial) estava conversando com uma das vitimas, que as pessoas que tem a casa assaltada deviam entrar com uma ação contra o Estado, já que esse tem de prover segurança publica... e pobre (não era o caso desse senhor) lá sabe qualquer direito que tenha.. e vai conseguir advogado onde... ficar em filas na OAB, provando ser pobre pra conseguir um advogado... ou mesmo quem passe do salário mínimo que a OAB exige para ser atendido lá e que não pode pagar os valores que os advogados pedem... ai ai ai ai.... onde será que a gente vai parar...
Por que as coisas tem de ser assim... e ainda ouço uns cidadãos políticos, eleitos pelo nosso inábil povão, dizer que na época da ditadura... as pessoas se sentiam mais seguras, filhos do deputado Jair Bolsonato... que fez declarações infelizes e ainda usou a informação de que a sua imunidade era para ser usada para isso mesmo, para poder falar... falar e proferir ofensas e palavras caluniosas à negros e homossexuais.. isso mesmo.. imunidade parlamentar... o povo nem sabe que isso existe... mas valha-me Deus... o povo não é ignorante e apático mesmo por conta da ditadura... então ela era boa.. para quem estava no poder certo... que no caso era a família desse senhor e a alta cúpula governamental, famílias tradicionais... e porque ainda protegemos os agressores e assassinos dos que fizeram nosso pais ser uma “democracia”... nosso código civil é arcaico e absurdo... mas quem tem coragem de mexer com “peixe-grande”....
To de saco cheio.

Nenhum comentário: